Os caminhos da vida adulta

O verão chegou aqui na Tasmânia. Pelo menos por um dia. Faz 30 graus lá fora e eu deveria ter me organizado para ir para praia. Mas minha nova rotina, infelizmente não vai me dar brexa para isso. Apesar do calor, de poder usar uma roupa e nao passar frio, hoje eu acordei meio triste, até esqueci de tomar meu café e cá estou em uma cafeteria, porque preciso de cafeína antes de trabalhar.

Sei lá eu o porquê. Está tudo tão sincronizado, família, trabalho, escola da criança, rotina, reeducacão alimentar, até academia. Talvez seja essa a preocupação, tudo estar alinhado com a rotina e o verão estar acontecendo em Hobart. Tudo muito perfeito para ser verdade.

Nas últimas semanas, ou melhor desde que 2024 começou, Tyler e eu estamos focados em guardar dinheiro esse ano. Assumindo meu papel de contadora financeira da família, fiz planos de pagamentos das férias, contas e é clado como vamos colocar dinheiro na poupança.

As cotações de gastos foram feitas na primeira semana de Janeiro. Até consegui converser o marido a cancelar a academia que ele foi umas 5 vezes em um ano, no máximo. Porém a poupança eu fui deixando de lado, até que ontem eu finalmente sentei e calculei o tão sonhado savings.

E talvez tenha sido ai que a minha tristeza apareceu. Para conquistar a quantidade de dinheiro que queremos temos que fazer mudanças que não serão capazes de acontecer. Até então eu acreditei que economizar em estacionamento na cidade e pegar o ônibus para ir ao trabalho seriam uma boa ajuda, mas agora veja que não serão suficientes e eu não sei o que mais teremos que cortar.

Olhando para o ventilador no teto do quarto eu me perguntei: “Quem é você para reclamar Ana Paula? O mundo está com duas guerras, tem gente que trabalha de manhã para comprar a janta à noite, sem contar as pessoas que não tem dinheiro e passam fome. Ninguém aqui está passando fome, muito pelo contrário e você ai precoupada porque não vai conseguir guardar o dinheiro esperado na poupança. Dahhhh agradece por tudo que você tem e não reclama.”

Eu super queria não estar triste por isso. Tem tantas outras coisa nesse mundo que merecem muito mais minha tristeza do que isso. É que as vezes é a vida adulta me chateia. É a responsabilidade de querer tudo organizado e andando na linha, de conseguir alcançar os objetivos sem sacrifícios. Afinal quem não gostaria de perder 10 quilos sem ter que mudar nada na rotina, ou de guardar dinheiro comprando um bilhete de loteria. Todo mundo.

São os caminhos da vida adulta que estão ficando cada vez mais complicados. É o mundo e a economia que favorece uns, mas nem tanto outros. São as escolhas que te fazem pensar em manter um trabalho tóxico pelo dinheiro e não pela saúde mental. É tudo isso que transforma uma dia lindo e quente na cidade mais fria da Austrália em um dia blah, cheio de pensamentos e sentimentos nem tão perfeitos.

Leave a comment